O que um arquiteto pode fazer por você?

Oi, tudo bem?

Hoje eu quero falar das funções que um arquiteto pode exercer, porque eu percebo que tem muito preconceito e misticismo em torno da minha profissão, muita gente acha que arquiteto é ditador de estilo, ou então que apenas somos acessíveis pra quem tem muitos zeros na conta bancária, e que talvez outro profissional seja mais adequado... ou profissional nenhum, "vamos de DIY" rs.

Você pensa assim também? Então continue lendo esse post que tudo isso vai ser esclarecido ;)

POST01-FUNÇÃO ARQUITETO.jpg

Vamos começar do começo, você sabe o que um arquiteto faz? 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo, definiu legalmente as atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas. Essas definições abrangem 6 áreas onde podemos atuar, arquitetura e urbanismo (ela mesma rs), arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, pratimônio histórico e cultural, planejamento urbano e regional e conforto ambiental. 

Vou deixar o link do CAU que fala mais sobre isso e também o link da Resolução 51 que explica tudinho nos mínimos detalhes o que, dentro de cada dessas áreas, apenas um arquiteto pode realizar. 

Um único profissional difícilmente vai atuar em todas essas 6 áreas (a quem tenha essa abrangência trabalhando como gestor de equipes para cada área) mas, geralmente escolhemos uma que temos afinidade e partimos para nos especializar nesta área.

Agora sabendo o tipo de trabalho que arquitetos podem desenvolver, você conseguirá saber qual especialidade se encaixa na sua necessidade, pode ser a construção de uma casa ou de um ponto comercial, pode ser um projeto de reforma residêncial, corporativo ou comercial, pode ser que você tenha uma área externa que precise ser planejada ou renovada, para cada uma dessas necessidades, você vai precisar de um profissional especializado numa diferente área. No caso de um projeto muito grande, podemos tomar como exemplo uma construção de um edifício residêncial, muitos profissionais são envolvidos, arquitetos, arquitetos de interiores, paisagistas, engenheiros, técnicos, é uma grande equipe multidisciplinar trabalhando para uma construção sair do papel. Essas atividades citadas acima, só podem ser realizadas por profissionaisdevidamente registrados para garantir segurança e um mínimo de qualidade, e que se algo der errado, será possível localizar os responsáveis e tomar as devidas providências. Obra irregular gera multa e embargos.

Outro tabu arquitetônico é a questão de que arquiteto é um profissional caro e isso assusta quem pensa em cuidar da casa ou empresa com um olhar mais responsável e cuidadoso, mas existem profissionais que trabalham com os mais diversos padrões de projeto e construção, vale procurar aquele que se encaixa no seu perfil, e indo um pouco mais além, o valor de projeto e de acompanhamento de obra é um investimento não muito alto (se pensarmos no valor total da obra) e planejar antes e ser orientado por um profissional é uma foram de garantir não ter retrabalho e perda tempo e dinheiro, correto?

Espero que esse papo tenha ajudado a esclarecer como um arquiteto pode contribuir para a construção do seu sonho (literalmente :) ).

Ficou com dúvida, tem alguma opinião diferente? Deixe nos comentários que a gente continua o conversando por lá!

Semana que vem, vou continuar falando um pouco mais detalhamente sobre arquitetura de interiores, que é minha especialidade! ;) 

Até o próximo post!